O Seminário dirigido aos jornalistas, é parte das tarefas de preparação para a organização do Censo pelo INE, com o auxílio da Comissão Interministerial de Apoio a Realização do Censo, e visa, essencialmente apoiar os jornalistas para a correcta produção e disseminação de conteúdos ligados ao Censo, bem como, ter o engajamento destes na tarefa de levar a população de forma contínua informações sobre o Censo Geral da População e Habitação.
Na abertura do evento, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino, realçou que o Recenseamento da População e Habitação é considerado mundialmente "uma das tarefas mais complexas e massivas, que em geral, os países realizam em tempo de paz", e que a sua preparação deve, por isso, ser especialmente criteriosa de modo a garantir que a sua execução cumpra com princípios como o rigor, a universalidade e não só, fundamentais para a produção de uma informação estatística de actual, representativa e de elevada qualidade.
Nuno Albino, solicitou aos jornalistas, no exercício das suas actividades, o apoio necessário à sensibilização e mobilização dos cidadãos, para a participação ordeira, massiva na realização do Censo.
Estiveram presentes no Seminário, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística, José Calenge, e responsáveis do INE e MINTTICS.
Recorde-se que Angola realizou o seu primeiro Censo Geral da População e Habitação em 2014, uma tarefa, conforme padrões internacionais, recomenda-se que seja feita de 10 em 10 anos.
Fonte: MINTTICS